domingo, 20 de junho de 2010

SUGESTÃO DE LEITURA

Como se fosse dinheiro!
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_16.htm


"Tem gente demais, gastando dinheiro que não quer, comprando coisas que não precisa, para impressionar pessoas das quais não gosta!"

(Will Rogers, ator americano
1879-1935)

sábado, 19 de junho de 2010

ATIVIDADES PARA A 6ª Série EF

O que quero? O que preciso? Quais meus sonhos?

· Levantamento dos gastos em forma de tabela, com os seguintes itens: alimentação, mesada, telefone, lanche, Colégio, água, energia elétrica, roupas, calçados, etc., enfim os itens variam de acordo com os gastos de cada família.

· Com a tabela em mãos, na aula de Matemática os alunos fazem a soma dos gastos e deste total calcula-se colocando a tabela a porcentagem de cada tipo de gasto com relação ao total (tabelas feitas no laboratório de Informática com o programa Excel)

· Na próxima etapa os alunos constroem gráficos de barras (no Excel);

· Na aula seguinte, novos cálculos e nova tabela com os ângulos para fazer os gráficos de setores.

· Feita as tabelas com as porcentagens e ângulos, os alunos constroem os gráficos de setores usando o transferidor e depois no programa Excel.

· Feita a impressão, os alunos analisam, comparam com os colegas seus próprios gastos e suas prioridades, foi e está sendo interessante esta conversação entre os alunos, de como eles começam a analisar seus gastos e ver como a maioria costuma gastar muito com supérfluos.

· Montagem de um painel.

· Pesquisa sobre Mesada: os alunos fazem em grupos, fora da sala de aula e na aula faremos um seminário com as informações levantadas.

· Após o seminário, cada grupo confecciona um cartaz sobre Mesada. Cartazes digitalizados ou feitos em PowerPoint.

· Elaborar uma lista de dicas de como evitar desperdícios e poupar!

Fique atento nos próximos dias teremos novas atividades!!!!!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Educação Financeira

As mudanças econômicas, sociais e tecnológicas dos últimos anos vêm mostrando que uma das dificuldades que os pais encontram no que diz respeito à educação dos filhos é fazer com que eles entendam o valor do dinheiro, que aprendam a discernir entre o que é necessário e o que é supérfluo. Diante desta realidade queremos nos engajar como algumas escolas brasileiras já o fazem, desenvolvendo um projeto na área de Educação Financeira.