sábado, 19 de junho de 2010

ATIVIDADES PARA A 6ª Série EF

O que quero? O que preciso? Quais meus sonhos?

· Levantamento dos gastos em forma de tabela, com os seguintes itens: alimentação, mesada, telefone, lanche, Colégio, água, energia elétrica, roupas, calçados, etc., enfim os itens variam de acordo com os gastos de cada família.

· Com a tabela em mãos, na aula de Matemática os alunos fazem a soma dos gastos e deste total calcula-se colocando a tabela a porcentagem de cada tipo de gasto com relação ao total (tabelas feitas no laboratório de Informática com o programa Excel)

· Na próxima etapa os alunos constroem gráficos de barras (no Excel);

· Na aula seguinte, novos cálculos e nova tabela com os ângulos para fazer os gráficos de setores.

· Feita as tabelas com as porcentagens e ângulos, os alunos constroem os gráficos de setores usando o transferidor e depois no programa Excel.

· Feita a impressão, os alunos analisam, comparam com os colegas seus próprios gastos e suas prioridades, foi e está sendo interessante esta conversação entre os alunos, de como eles começam a analisar seus gastos e ver como a maioria costuma gastar muito com supérfluos.

· Montagem de um painel.

· Pesquisa sobre Mesada: os alunos fazem em grupos, fora da sala de aula e na aula faremos um seminário com as informações levantadas.

· Após o seminário, cada grupo confecciona um cartaz sobre Mesada. Cartazes digitalizados ou feitos em PowerPoint.

· Elaborar uma lista de dicas de como evitar desperdícios e poupar!

Fique atento nos próximos dias teremos novas atividades!!!!!

5 comentários:

  1. Nos podemos fazer mais graficos fazer mais jogos sobre educaçao financeira.

    ResponderExcluir
  2. eu gosto de fazer eses trabalhos. Queria que tivesse mais ;)

    ResponderExcluir
  3. EU GOSTEI E FAZER ESSE TRABALHOS POIS SÃO MELHOR O QUE FAZER PROVAS, E UMA COISA DIFERENTE, ACHEI BEM LEGAL, QUERI QUE TIVESSE MAIS ATIVIDADES ASSIM.

    CAROLINA E CATIA

    ResponderExcluir